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Mensagem  xSMUGx Qua Ago 04, 2010 2:31 pm

Essa é a minha primeira colaboração para o fórum, vou tentar explicar o que são e para que servem as switches...

Introdução:

Switches funcionam como interruptores, podendo ligar ou desligar algo que você deseje. Como assim? Por exemplo, se você deseja que uma lareira apagada acenda é só usar uma switch e se quiser que apague depois de acesa também usará uma switch. Outro exemplo? Se quiser que um buraco se abra no chão após apertar um botão usará uma switch também.

Existem dois tipos de Switches, são as Locais e as Normais, Comuns, Gerais (não sei como chamá-las mas vou chamá-las de COMUNS). A diferença entre elas é: as locais só afetam o evento em que elá está e as comuns podem afetar qualquer evento. Não conseguiram entender? Calma, vou explicar melhor...

Trabalhando com Switch Local:

A melhor maneria de aprender é praticando, vou ensinar a mudar a fala do NPC é algo simples, mas acho que é o suficiente para entender...
1- Abra o RM VX.
2- Crie um evento, escolha uma imagem e coloque uma fala no NPC. Eu vou colocar: "Estou ocupado, não posso falar agora." (Acho que não preciso explicar como faz isso)
3- Dê dois cliques no quadro branco para abrir a janela de Comandos de Evento. Fazendo isso irá abrir uma janela, clique em Controle de Switch Local.
Spoiler:
4- Irá abrir uma outra janela as letras A, B, C e D são as switches locais, no total você tem 4 switches locais. Pode escolher qualquer uma (eu vou escolher a letra A).
Spoiler:

5- Em Operação você escolhe se deseja ligar ou desligar a switch, nesse caso deixe ON, porque vamos ativar a switch (até porque não tem nada para desativar ainda).
Spoiler:
6- Dê OK. Pronto você acabou de criar o "interruptor" que vai fazer mudar a fala do NPC. Se fez como falei terá algo +- assim...
Spoiler:
7- Aperte em Nova Página (fica no topo da janela do evento), quando fizer isso aparecerá a aba 2 nessa janela (é a nova página) e você verá uma página em branco.
Spoiler:
8- Na nova página, coloque o gráfico do evento novamente e coloque a nova fala do NPC. Eu vou colocar: "Já disse que não posso falar agora."
9- Agora marque o quadradinho ao lado de Switch Local em Condições de Evento e escolha a mesma letra do passo 4 (ao fazer isso, você indica que para a fala mudar a Switch Local A, ou a que você escolheu, precisa está ativada).
Spoiler:
10- Dê OK e faça o teste.
Obs: A segunda página ficará +- assim...
Spoiler:
Obs2: Para desligar a switch, depois da fala na segunda página, abra a janela Comandos de Evento, vá em Controle de Switch Local e mude a operação para OFF. E a switch será a que você ativou, no caso eu usarei a switch A.
Spoiler:
Se fizer isso a segunda página ficará assim...
Spoiler:
Isso é apenas um exemplo, use sua imaginação e ache novas possibilidades, mas como já disse isso só afeta o próprio evento, agora vou explicar como usar as Switches Comuns...

Trabalhando com Switch Comum:

Novamente vou explicar como usar na prática, agora vou ensinar como desativar espinhos no chão, os espinhos estão bloqueando a passagem e você irá desativá-los para passar. Não entendeu? Calma, você vai entender.(ou não )

Primeira Parte

1- Espero que já estejam com o RM VX aberto, mas se não estiver faça agora Twisted Evil.
2- Crie um evento, e como gráfico coloque um dos espinhos que tem no "!Other1"
Spoiler:
3- Clique no botão Nova Página. Aparecerá uma nova página em branco e será a aba 2.
Spoiler:
4- Nessa aba marque o quadradinho ao lado de Switch em Condições de Evento. Fazendo isso o retângulo ao lado ficará branco e você verá 0001:
Obs: Terá escrito Switch 2 vezes, mas só é necessário marcar 1 quadrado, depois explico o motivo.
Spoiler:
5- Dê dois cliques nesse retângulo, aparecerá uma nova janela (repare que você terá muito mais opções do que no Switch Local).
Spoiler:
Vamos analisar essa janela por partes...
5.1- Os números são as switches disponíveis você tem 100 switches disponíveis.
Spoiler:
5.2- Em número máximo é possível alterar o número máximo de switches. Clicando em número máximo aparece outra janela, se aumentar a quantidade aparecem novas switches.
Spoiler:
Aumentando a quantidade...
Spoiler:
5.3- Em nome você pode definir um nome para a switch, é só selecionar a switch e escrever o nome. Em um jogo geralmente muitas switchs são usadas então é melhor nomeá-las para que você saiba o que cada uma faz.
Spoiler:

6- Nessa janela escolha um número e a nomeie. Eu vou escolher a 1 e vou nomear como Espinhos. Pode dá OK.
Spoiler:
7- Em gráfico coloque a imagem dos buracos no chão (dos espinhos) que tem no !Other1.
Spoiler:
8- Para passar por essa área ou você marca Atravessar em Opções ou escolhe Abaixo do herói em Prioridade. Se você não mudar a prioridade para abaixo do herói vai parecer que o personagem está passando pro trás dos buracos.
Spoiler:
9- As páginas ficarão assim...
Spoiler:
10- Pode dá OK.


Segunda Parte

Na primeira parte criamos o evento que sofrerá a mudança, nessa parte vamos criar o evento que fará essa mudança ocorrer. Vamos começar...


1- Crie outro evento, em gráfico coloque uma das alavancas do !Switch1 (pode usar outro gráfico se quiser).
Spoiler:
2- Abra a janela Comandos de Evento e clique em Opções de Switch.
Spoiler:
3- Fazendo isso irá aparecer uma janela, vamos analisá-la...
Spoiler:
3.1- A opção Individual é usada se você quiser ativar apenas uma switch (que é o nosso caso). Se clicar duas vezes no retângulo branco, abrirá a mesma tela que eu já expliquei na primeira parte.
3.2- A opção Desde é usada se você quiser ativar várias switches de uma vez. Os números são as switches que você vai ativar, se colocar 1 até 15, irá ativar todas as switches de 1 a 15.
3.3- Operação é usada para indicar se você quer ligar ou desligar a switch, igual a switch local.
4- Nessa janela marque individual e escolha a switch que você nomeou na primeira partem que eu chamei de Espinhos. Em operação deixe ON mesmo e dê OK (nesse caso ela há vai aparecer como tem que ficar).
Spoiler:
5- A página 1 ficará assim...
Spoiler:
6- Crie uma nova página (acredito que não preciso mais explicar isso). Nessa nova página marque Switch em Condições de Evento e escolha a mesma switch do passo 4.
Obs: Porque não usar uma switch local? Nesse caso seria algo desnecessário, você pode até usar, mas já tem uma switch ali. Então porque não aproveitar?
Spoiler:
7- Escolha um gráfico que mostre que a alavanca sofreu uma alteração.
Spoiler:
8- As páginas ficarão assim...
Spoiler:
9- Pode dá Ok e testar.
Obs:Se quiser que o personagem desative e ative os espinhos quando quiser é só ir na segunda página, abrir a janela Comandos de Evento, ir em Opções de Switch, selecionar a switch "Espinhos", ou a que vc escolheu, e mudar a operação para OFF.
Spoiler:

Ps: Lembra que eu falei que ia explicar o porque só marcar uma Switch em Condições de Evento no passo 4 da Primeira Parte? É simples, o outro quadrado só eh marcado se você quiser usar duas switches para ativar o evento. Como assim? Exemplo... marque o outro quadrado e escolha a switch 2, e crie uma outra alavanca para ativar essa switch, assim os espinhos só irão sumir se as duas alavancas forem ativadas.

O tutorial chegou ao fim, espero ter conseguido explicar o que queria, sei que está bem simples, mas acho que dá pra entender como funcionam as switches. Vou disponibilizar duas demos para ajudar. Se tiverem dúvidas podem falar que eu respondo ou pelo menos tento.

Demos:


Switch Local: [Tutorial 1-xSMUGx]Switch Clique_aqui_100

Switch Comum: [Tutorial 1-xSMUGx]Switch Clique_aqui_100

As duas demos: [Tutorial 1-xSMUGx]Switch Clique_aqui_100

Créditos: xSMUGx (EU), por criar e disponibilizar o tuto.

Ps: Se alguém tiver algum conselho para melhorar o tuto pode falar, se perceberem erros ou coisas do tipo me avisem por favor.
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Mensagem  Shadow™ Qua Ago 04, 2010 5:19 pm

Muito bom xSMUGx ^^
Continue assim, gostei do tuto.
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Mensagem  Ackrom Qua Ago 04, 2010 8:30 pm

Uau, adoro seus tutos, continue assim ! king
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Mensagem  xSMUGx Qui Ago 05, 2010 8:50 am

Que bom que gostaram. Pretendo sempre estar postando algo novo quando tiver tempo vago (e idéias é claro ^^).

E obrigado pela Rep.
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