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Sistema de Batalha RPG-Tactics FTBS

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Sistema de Batalha RPG-Tactics FTBS

Mensagem  Ackrom em Qui Jul 29, 2010 1:06 am

Farenheith Tactical Battle System (FTBS) Versão 1.1.4
por Thiago Farenheith

Introdução

Sistema de batalha RPG-Tactics. Controle de area de ação, possibilidade de
usar invocações e de configurar os personagens a ter uma boa quantidade
de quadros de animação. Além disso, há algumas restrições interessantes para
habilidades, como poder conjurar certa magia apenas perto de seu elemento
natural, ou potencializá-la nessa condição (Magia água apenas perto de um rio,
por exemplo).


Características



  • Configurações de monstros e lutas padrão do XP;
  • Lutas no próprio mapa;
  • Configurações de alcance e área feitas via atributos;
  • Seleção de alvo não é feita por tile no mapa, mas sim por alvo na áre de alcance;
  • Invocações de monstros ou de obstruções de mapa (uma parede, por exemplo);
  • Adaptação do espaço ocupado pelo personagem (para charsets maiores ocuparem mais que um tile);
  • Interação com determinados eventos de mapas (armadilhas, por exemplo);
  • Vários formatos para a área de magias (triângulo, losango, quadrado, garra...);
  • Restrição do uso de magias elementais de acordo com os elementos do cenário;
  • Animações de cada ação do personagem personalizável;
  • Grupos de aliados com até 30 integrantes;
  • Atributos múltiplas ações (ataque, magia, item) e múltiplos hits;
  • Opção de empurrar alvo;
  • Customização de magias via eventos comuns (já possível no Sis padrão do RPG maker XP);
  • Área segmentar e direcional, que parte do personagem e atinge até certa disstância;
  • Atributos de alcance infinito e de área não restringível por obstruções de mapa;
  • Atributo para animação única, isto é, mesmo com múltiplos alvos, uma animação para todos;
  • Atributo para um ataque comum atingir múltiplos alvos;
  • Atributo para limitar o número de vezes que certa habilidade pode ser usada;
  • Atributo para que certa ação consuma todo o mp atual;
  • Invocação de monstros e obstruções de mapa, paredes de terra, por exemplo;
  • Atributo para marcar certa arma como de duas mãos, para restringir o uso de escudo;
  • Menu padrão do RPG maker xp, mas com paginação, caso haja mais de 4 integrantes no grupo.
  • Menu de escolha de membros da equipe.
  • Possibilidade de deixar os personagens agindo automaticamente.
  • Menu para determinar as ações automáticas dos personagens e o tipo de comportamento em batalha.
  • Menu para compra de personagens (tipo comprar arqueiros, por exemplo ).
  • Menu para renomear ou excluir personagens comprados.
  • Animação com trajetória (do usuário da ação até o alvo)
  • Animação especial, com troca de mapa por panorama
  • Invocação de armadilha


Screenshots







Como usar

Muitas coisas foram modificadas em vários scripts padrões do RPG Maker, por isso, a melhor maneira
de instalar este script é copiando o arquivo Scripts.rxdata para a pasta data do projeto desejado.
Este arquivo está no link separado do demo, mas pode também ser encontrado na pasta data deste.
Evidentemente, este procedimento irá apagar qualquer script adicional que haja no projeto, portanto,
caso
não queira perder algum destes, primeiro faça backup e, assim que o
arquivo Scripts.rxdata for substituído pelo do FTBS, instale de novo.
Lembrando que muitos outros scripts usados para sistema
de batalha poderão ter um mal funcionamento se usados junto do FTBS
Também é necessário que haja estas imagens na pasta Pictures:
barra.png, barra_e.png, cor1.png, cor2.png, target_area.png
actor_area.png, cursor.png, enemy_area.png e progressbar.png
Além dessas, ainda são precisas as imagens allyico.png e enemyico.png na pasta Icons

Demo

Versão 1.1.4
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Script

Como disse anterioremente, vários scripts foram modificados. Portanto, é inviável postar todos eles
aqui. Para os que queiram estudar o script ou apenas conferí-lo, há um script chamado LEIA-ME no
FTBS, comentando cada script que foi modificado. Além disso, o LEIA-ME ainda tem instruções gerais
de como usar o FTBS, explica todos os atributos especiais, variáveis globais do sistema,
configuração de imagens do sistema, e também mostra um exemplo de como fazer uma armadilha com um
evento de mapa.

Versão 1.1.4
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Créditos e Agradecimentos


  • Thiago Farenheith
  • RED, pela HUD por picture que serviu de base para a HUD dos personagens
  • Zenith, pois estudando os sprites de área do ZTBS eu bolei os deste sistema
  • XMS, pelo script MESSAGE EX que foi incluso neste projeto
  • Zeriab, pelo script Anti Lag

Observações do Autor
Espero que gostem do sistema!
Garanto a todos que testei exaustivamente. Mesmo assim, sempre há a possibilidade de algo errado
passar despercebido. Se encontrarem qualquer bug, por favor, me informem que o corrigirei assim
que possível!

Dúvidas Comuns

Quest: Como faço para criar soldados para compra?
Spoiler for Hiden:
Resp:
Para você fazer um soldado para compra você deve criar normalmente o
personagem no database do rpg maker e colocar, logo antes de seu nome, a
tag $tem. Lembre-se de colocar um nome genérico para ele, algo que não o
referencie como um indivíduo, mas sim como um grupo. Algo do tipo...
'$temElfo'... esse seria o nome de um Elfo que pode ser comprado,
entendeu?

Mas tem mais uma coisa: para você criar o Shopping, vc
tem que ir em um evento, usar o comando 'chamar script' e usar esta
função:
$game_actors.include_soldier_shop(soldier_id, soldier_max, soldier_price)

No
lugar de soldier_id, vc coloca o número de identificação dele, que vc
pode ver no database... no lugar de soldier_max, vc coloca a quantidade
máxia que vc pode comprar deste soldado. No lugar de soldier_price, você
coloca o preço do soldado. Aí, por exemplo, se vc quiser fazer um shop
com vários soldados, basta chamar este script várias vezes, mudando os
parâmetros de acordo com o soldado que vc qr.

Agora, para você remover um soldado do shop, vc usa o comando chamar script e coloca esse comando:
$game_actors.exclude_soldier_shop(soldier_id)

Não
esqueça de trocar soldier_id pelo id do soldado q vc qr remover. Para
chamar o shopping de soldados, usa o chamar script com o comando:
$scene = Scene_Buy_Soldier.new

Se
vc tentar incluir um soldado com id inválido, não irá acontecer nada.
Se vc tentar excluir um soldado do shop que não está no shop, também não
irá acontecer nada. Se vc chamar a cena de compra de soldado sem
soldados inclusos, irá aparecer a janela sem item nenhum.

Para
mais detalhes, confira no próprio demo do ftbs o evento no canto
esquerdo da cabana. Ele irá inicializar o shop de soldados na primeira
página. Também confira o evento que chama o shopping. Por fim, dê uma
olhada na seção Leia-me no item
#9 TELA DE COMPRA DE PERSONAGENS



Quest:Como faço para criar uma magia de invocação (doll)?
Magias do tipo Doll podem ser feitas para chamar qualquer inimigo. Basta você marcar o seguinte atributo para a magia:
$call_doll=t

No
próprio database, no lugar que você informaria o poder da magia,
informe o id do monstro que ela irá invocar. Para você determinar
quantos turnos o Doll irá permanecer na batalha, modifique o valor da
experiência que o monstro daria, na aba inimigos. A experiência dada é
quantos turnos ele permanece em batalha, caso ninguém o mate antes. Para
mais detalhes, confira no script Leia-me no item

1 EXPLICAÇÃO SOBRE SCRIPTS:

o sub-item #Game_Doll.
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